Melhoria de Processos

O que é transformação digital?
28 de abril de 2020
Profissionais que atuam em melhoria de processos
Profissionais que atuam em melhoria de processos
25 de maio de 2020
Exibir tudo
Melhoria de Processos

Melhoria de Processos

Para quem trabalha na área de Gestão conhece bem esse assunto. E para quem não trabalha diretamente com o tema, já esbarrou no dia a dia com algum projeto de melhoria de processos.

Como estamos aqui para compartilhar conhecimento e dividir experiência, decidi publicar uma série com 4 artigos sobre Melhoria de Processos. Assunto de extrema importância nas organizações.

Então, vamos ao que interessa!

O que é Melhoria de Processos?

Melhoria de processos significa realizar mudanças estratégicas que tornem as atividades de um processo eficientes do ponto de vista de quem executa, tanto quanto para a organização. Resumidamente, melhoria de processos estará sempre relacionada com palavras do tipo reduzir ou aumentar combinadas com performance, desperdício, produtividade, lucratividade e muitas outras que irão compor o escopo de trabalho.

Aprendi de forma muito rápida e didática no curso de formação de Green Belt (um parenteses para anunciar essa novidade – estou no processo de certificação Green Belt – Lean Six Sigma) que toda melhoria requer mudança, entretanto, uma mudança pode não ser uma melhoria.

Gosto de uma observação que tem no Livro do Slack – Administração da Produção (Outro parênteses, vocês irão ver que utilizo muito esse livro, ele tem explicações e conceitos muito bem fundamentados.), que Melhoria Contínua significa realizar pequenas mudanças incrementais e que o mais importante não é a taxa de melhoramento e sim o impulso do melhoramento.

Onde aplicar melhoria de processos?

Melhoria de processos é uma temática bem difundida no âmbito da produção / chão de fábrica. Entretanto, este conceito pode ser aplicado até em atividades administrativas, ou seja, em áreas como marketing, vendas ou RH.

O impulso por melhoria deve ser gerado por qualquer pessoa e, até mesmo, por uma área dentro da organização. É por este motivo que uma melhoria de processos não pode depender de uma área específica ou um departamento que cuide apenas desses projetos. É claro que se há um setor que cuide disso, que tal você levar sua ideia até a equipe. Então, melhoria de processos exige que o profissional acredite que suas atividades podem ser realizadas de forma diferente e ainda melhor.

Quais os tipos de projetos de melhoria?

Existem diversos tipos de projetos de melhorias. A escolha ideal depende das variáveis que envolvem o projeto, o objetivo e o tempo de duração. Por exemplo, projetos Lean Manufacturing e Lean Six Sigma duram em média de 4 a 6 meses e o Kaizen são de curta duração.

Alguns exemplos de projetos de melhorias:

  • Lean Manufacuring – visa a eliminação dos processos e atividades que não agregam valor para o cliente.
  • Lean Six Sigma – é a integração do Lean Manufacturing com abordagens e análises estatísticas para realizar melhoria de processos.
  • Kaizen – visa redução de custos e aumento de produtividade.

Esses projetos podem ser trabalhados dentro das organizações de forma contínua. A metodologia não deve ser encerrada a partir da conclusão de um projeto. Contudo, podem ser acrescentadas novos escopos aos projetos e com isso atingir objetivos mais estratégicos que estão alinhados à cadeia de valor.

Nos próximos artigos serão apresentados conteúdos que complementarão o overview sobre melhoria de processos. O propósito é fomentar a discussão e compartilhar conhecimento sobre o tema.

Então, o que achou deste artigo?!

Juliana Mendes Volotão Alves
Engenheira de Produção | MBA – Qualidade e Gestão de Processos | Analista de Processos | Analista de Projetos | P&D