Esse é o último artigo da série: Melhoria de Processos.
Bom, já passamos por questões como: o que é melhoria de processos, os profissionais que conduzem projetos de melhoria, mapeamento de processos e agora é hora de falar de resultados.
Os resultados de uma melhoria de processos podem ser observado por duas perspectivas.
A primeira é o ganho que aquele projeto tinha como objetivo , ou seja, aumentar ou reduzir um determinado parâmetro. Seja a partir de um novo modelo de condução das atividades por uma padronização mais eficiente e eficaz ou pela introdução de um novo componente ou sistema.
Entretanto , a segunda perspectiva tem uma representação mais estratégica dentro dos projetos de melhoria, que é o alcance na Mudança de Cultura da organização.
O principal e mais importante efeito de um bom projeto de melhoria é a mudança de cultura. A aplicação de conceitos de melhoria de processos quando bem disseminadas na organização provocará transformação na cultura organizacional por meio de pessoas.
Esse resultado é construído como o trabalho de formiguinhas. É na percepção de engajamento por mudança entre os colaboradores e ativação de um mindset diferente em quem participa destes projetos.
De fato que os efeitos não serão percebidos nos primeiros dias de projeto e as vezes nem ao final do primeiro projeto. Mas, assim como disse no primeiro artigo sobre o impulso de melhoria, o desejo por mudança fará , ao longo prazo , com que aumente a percepção dos benefícios de melhoria de processos.
Esse resultado vem de um maior conhecimento adquirido nos projetos. As pessoas compreenderão mais sobre a capacidade dos seus processos e os impactos que causam na cadeia de valor. E esse pensamento transforma a organização e direciona a alta gestão a definir a cultura da organização de forma a encorajar a participação dos colaboradores em busca de melhoria.
Desta forma será possível realizar o desdobramento de melhoria de processos na cultura organizacional da seguinte forma:
Todavia, o esperado é que o projeto de melhoria de processos seja sustentado pela cultura da organização. E a realidade em muitas empresas é que só depois de terem vários ciclos de projetos de melhoria que acontece o impacto na cultura da organização, fazendo com que ocorra esta mudança de cultura.
Termino a publicação desta série com aquela famosa frase: “Isso é tudo pessoal”.
O que achou dessa série de publicações sobre melhoria de processos?
Muito obrigada a todos que contribuiram com insights e mensagens de apoio.
Seguimos nesta jornada !
Até o próximo !
Juliana Mendes Volotão Alves
Engenheira de Produção | MBA – Qualidade e Gestão de Processos | Analista de Processos | Analista de Projetos | P&D