Profissionais que atuam em melhoria de processos

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Profissionais que atuam em melhoria de processos

O segundo artigo da série: Melhoria de Processos.

Neste artigo, vou falar um pouco sobre os profissionais que atuam em melhoria de processos.

Primeiro, quero dizer que pessoas são fundamentais para construção de projeto de melhoria, visto que técnicas e ferramentas sozinhas não resolvem problemas. Os colaboradores são imprescindíveis ao atuarem como facilitadores para desenvolver o projeto. É a por meio deles que será disseminado ao grupo ou departamento o propósito de mudança.

E neste caso, a graduação/formação não é fator limitador, pelo contrário pode ajudar a equipe a decidir os pontos críticos de um processo e pode gerar visão de oportunidades diferentes. Então, para trabalhar com melhoria de processos o “requisito” indispensável que o seu mindset esteja favorável para ver e promover mudanças.

Como apresentei no primeiro artigo, qualquer pessoa dentro da organização pode sugerir uma melhoria e suportar esse projeto. Devemos cada vez mais criar um pensamento enxuto e ter visão de oportunidades. E isso não é só no ambiente de trabalho, é uma lição para o nosso dia a dia.

Como compor uma equipe de melhoria de processos dentro das empresas?

Nas organizações podem existir funções ou áreas que atuam e cuidam diretamente deste assunto. Como por exemplo tem área de Gestão da Qualidade, Gestão de Excelência ou até setor de Melhoria Contínua, e assim como para funções específicas como por exemplo o Analista de Processos, Analista de Qualidade ou de Melhoria Contínua.

Por outro lado, pode acontecer de um determinado setor sustentar seu próprio projeto de melhoria (o que no geral acontece em projetos em áreas administrativas). E neste momento, é necessário montar uma equipe para atuar diretamente com o projeto junto com um líder. Essa equipe pode ser composta por colaboradores com formação multidisciplinares e por um dos membros da área onde será realizado o projeto, para que as hipóteses e testes possam ser validadas.

Além disso, para que sejam mais eficazes os projetos o ideal é ter pelo menos um colaborador que saiba utilizar as ferramentas propostas nas metodologias. E por este fato, que o conhecimento técnico nos modelos de condução de projetos de melhoria é tão fundamental.

E em geral, quem tem o conhecimento nas técnicas e ferramentas de melhoria é o líder do projeto. O objetivo deste líder é dar o suporte adequado para realizar as iniciativas de transformação, para ter sucesso desde avaliação, priorização, desenho dos processos e a implementação das mudanças.

Existe formação complementar?

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Hoje o mercado apresenta inúmeros cursos e certificação com o propósito de difundir os conceitos fundamentais de melhoria e capacitar o profissional a conduzir projetos com esse objetivo.

Então, complementar a sua formação/graduação você pode fazer os cursos e ser certificado em uma determinada metodologia de melhoria de processos.

Deixo aqui uma lista de cursos e certificações que estão em alta (não é o melhor termo, mas reflete a realidade).

  • White Belt – são apresentados conceitos básicos de Lean ou Six Sigma. Objetivo é viabilizar que a pessoa participe de projetos de melhoria.
  • Green Belt – são apresentados conceitos do Lean e do Six Sigma, ferramentas e análise de dados. Objetivo é capacitar em coleta e análise de dados, gerando resultados para contribuir no projeto.
  • Black Belt – são apresentados conceitos mais aprofundados. Em geral, a pessoa se torna um especialista na metodologia Lean Six Sigma e está apta a coordenar projetos de melhoria mais complexos.

Além disso, existe uma certificação para profissionais que atuam com Gerenciamento de Processos de Negócio.

  • Certified Business Process Professional (CBPP) – é um exame onde é exigido conhecimento das técnicas de BPM CBOK e experiência em gestão de processos.

O BPM – Business Process Management também segue a mesma ideia dos demais projetos de melhoria. Onde o ciclo passa desde modelagem, execução, monitoramento e otimização do processo, para enfim definir um novo modelo de processos – quando pertinente.

Desta forma, a certificação CBPP permitirá que o profissional saiba analisar criticamente os processos identificando pontos com potencial oportunidade de mudança. Essa certificação tem um foco mais estratégico e está voltado à processos organizacionais de ponta a ponta.

Vale ressaltar o ponto importante é que além do foco nas metodologias durante a capacitação, as certificações proporcionam o desenvolvimento em liderança. E por isso é aconselhado seguir cada etapa e construir uma experiência sólida por meio de participações nesses projetos.

Curiosidade

As certificações da metodologia Six Sigma fazem uma analogia das artes marciais. Onde cada nível da certificação é associada a uma faixa, que indica um esforço ou evolução no conhecimento. É um dos fatos de não ser indicado “pular etapas”, apesar de ser possível.

E você o que achou de conhecer mais sobre uma equipe de melhoria? Já trabalhou em algum projeto nesse escopo?

Fonte: https://www.abpmp-br.org/certificacao/

Juliana Mendes Volotão Alves
Engenheira de Produção | MBA – Qualidade e Gestão de Processos | Analista de Processos | Analista de Projetos | P&D